A evolução passa pela sustentabilidade circular. Respeitando a integridade humana e a vida do nosso planeta. Na Matias & Araújo assumimos o compromisso de criar novos produtos, com máxima qualidade e inovação, seguindo metodologias 360, com total transparência e uma conduta profissional responsável.
Higg Facility Social & Labor Module
Higg FSLM, certifica o nosso respeito por todos os humanos, independentemente da sua etnia, religião ou sexualidade, dentro e fora da empresa. Aplicando as melhores práticas laborais com todos os nossos funcionários, clientes e parceiros.
Higg Facility Environmental Module
Higg FEM, avalia e certifica a sustentabilidade das nossas instalações e o seu desempenho ambiental, em questões como o uso de energia e água, controlo de águas residuais, emissão de gases poluentes, gestão de resíduos ou a gestão de produtos químicos.
Responsible Wool Standard
Em 2021 a Matias & Araújo obteve o certificado Responsible Wool Standard. Esta certificação tem como objetivo garantir toda a transparência e sustentabilidade da produção e origem da lã utilizada nos nossos produtos.
Para que o produto seja rotulado é exigível que a Lã seja 100% certificada, conseguindo assim promover melhorias no setor, tanto no cuidado com os animais, como no manuseamento da terra.
Oeko-Tex Standard 100
Em 2003 a Matias & Araújo obteve autorização para utilizar o rótulo ecológico Oeko-tex Standard 100, nas malhas tricotadas com fios crus, mesclas e tintos.
Os produtos certificados cumprem os requisitos relativos à ecologia humana exigidos pela norma para artigos de bebé – Classe I, e a legislação europeia vigente no que respeita ao uso de corantes azóicos.
Organic Content Standard
Em 2021 a Matias & Araújo obteve autorização para utilizar os rótulos ecológicos Organic Content Standard e Organic Blended Content Standard.
O selo Organic Content Standard aplica-se a produtos que contenham entre 95 a 100% de material orgânico. Verifica a presença e a quantidade de material orgânico no e rastreia a matéria-prima da sua origem até ao produto final. O selo Organic Blended Content Standard segue os mesmos critérios, com a distinção de certificar produtos que contenham de 5 a 100% de material orgânico.
Recycled Claim Standard
O objetivo do RCS é aumentar o uso de materiais reciclados, aplicando-se em qualquer produto que contenha pelo menos 5% de material reciclado.
Cada etapa da produção deve ser certificada, começando na etapa de reciclagem e terminando no último vendedor na transação final entre empresas. O RCS não aborda aspetos sociais ou ambientais de processamento e fabricação.
Masters of Linen
Em 2021 a Matias & Araújo obteve autorização para utilizar o certificado Masters of Linen, sinal de excelência para o linho 100% Made in EUROPE, do cultivo até ao produto final.
Este certificado garante a produção ao mais alto nível de sustentabilidade ambiental e social, no cultivo e produção de linho na Europa. Promovendo a biodegradabilidade, baixa pegada de carbono e um cultivo sem GMO.
Global Recycled Standard
Em Janeiro de 2019 a Matias & Araújo obteve autorização para utilizar o certificado Global Recycled Standard, destinado ao uso de qualquer produto que contenha pelo menos 20% de material reciclado.
Cada estágio da produção deve ser certificado, começando na etapa de reciclagem e terminando no último vendedor da transação B2B. Os locais de coleta de material e concentração de materiais estão sujeitos a autodeclaração, coleta de documentos e visitas no local.
Global Organic Textile Standard
Em Janeiro de 2018 a Matias & Araújo obteve autorização para utilizar o certificado do Global Organic Textile Standard (GOTS). É o padrão mundial de processamento têxtil para fibras orgânicas, incluindo critérios ecológicos e sociais, apoiados por uma certificação independente de toda a cadeia de fornecimento têxtil.
Os elevados requisitos ecológicos e sociais, bem como a praticabilidade e verificabilidade em todo o mundo foram considerados no trabalho de revisão, a fim de alcançar um conjunto de critérios confiáveis e transparentes.
Better Cotton Initiative
Em Junho de 2017 a Matias & Araújo obteve autorização para utilizar o certificado Better Cotton Initiative, tornando-se membro oficial em 2021. Iniciativa que existe para melhorar a produção mundial de algodão, promovendo a sustentabilidade ambiental e social.
O Fundo Better Cotton Growth and Innovation é um programa global destinado a apoiar a Better Cotton Initiative nas suas metas a atingir cinco milhões de agricultores em países-chave produtores de algodão e ter Better Cotton responsável por 30% da produção mundial de algodão.
FSC – Forest Stewardship Council
A certificação FSC assegura que os nossos produtos de origem florestal provêm de florestas bem geridas que oferecem benefícios ambientais, sociais e económicos.
A obtenção da certificação FSC garante que toda a cadeia de valor é certificada e controlada. Dos gestores florestais, a todas as empresas envolvidas na respetiva cadeia de valor, inclusive a própria Matias & Araújo, é avaliada pelas suas boas práticas ambientais, sociais e laborais.